JULGAMENTO
PANDORA (Panzita) vs AFRODITE DE PEIXES (Lama)
No Geral...
No geral eu achei um jogo bom de ler. Teve ritmo, os personagens se deslocaram de um cenário para o outro, teve momentos de conflito, momentos de suspense. Ambos estão de parabéns por terem levado até 13 posts um jogo interessante como este. Sem mais delongas, irei diretamente para o meu juízo sobre os dois.
1. Vou começar com algo que geralmente me incomoda um pouco, e seria bom se todos atentassem: o uso da pontuação. Sei que isso não é propriamente uma falha intepretativa. Ninguém é obrigado a ser um gramático, aqui. Vale, porém, ressaltar que a pontuação é de suma importância para a organização das idéias, e as idéias SÃO a interpretação. Muitas vezes tuas idéias se embolavam em algo que parecia o fluxo de consciência de um bêbado. hahaha. Não seeeempre, mas alguma vezes isso acontecia, o que compete para uma certa dificuldade do leitor ler e gostar de ler o teu texto. Por isso, fiz um desconto mínimo na interpretação:
-2%
2. A segunda coisa a relevar no teu julgamento é algo que me fez lamentar um pouco, da tua parte. Quando o Afrodite faz menção de ir embora sem deixar suas informações a Pandora, o mesmo se mostra bastante surpreso. Agora vou dizer porque lamentei: eu achei que tivesse sido um plano do Afrodite. Mas ele se mostra surpreso, até mesmo na dimensão narrativa. Ou seja: o Afrodite ia mesmo embora. Percebo isso como uma certa falta de astúcia, de lábia do Afrodite, pois eu achei que ele estivesse tentando manipular a Pandora. Considerei uma falha média no que tange as características do pisciano como um homem astuto.
-5%
3. A terceira coisa que eu noto, e da qual não gosto no teu pisciano (não é que eu não goste, apenas acho um erro de interpretação) é um tom demasiado "canalha" ou "canastrão" que tu deu pra ele quando, na verdade, o Afrodite deveria ter muito mais prudência, cautela e, até mesmo, elegância, finura. O teu Afrodite está demonstrando um ego que ele tem plenas capacidades de esconder, em vista de sua situação. Eu não acredito que um cavaleiro como ele, que não é nada cabeça quente, encarregado de uma tarefa altamente secreta que é a de sabotar os exércitos de Hades e manter uma farsa perigosa, fosse agir dessa maneira com Pandora. Se quisesse colocar em questão a honra dele como cavaleiro, poderia ter feito isso através dos pensamentos. Algo como ele se esforçando por se contar. Uma falha média.
-6%
4. Outra coisa que é dita por ti, sobre o pisciano: Afrodite é realista. Bom, se ele é realista, como ele poderia ter o menor vislumbre de que poderia ser possível contar com suas rosas e matar Hades com uma Rosa Branca? Me parece a explosão de fé de um cavaleiro muito pouco realista, um cavaleiro muito otimista, desesperado para lutar por sua deusa protetora. Um Seiya tomaria uma atitude precipitada como esta, não um Afrodite. Achei que há uma incoerência interna dentro do Afrodite no que tange sua frieza vs sua fé e sua honra. Ele me parece o tipo de cavaleiro que seria honrado, glorioso, justo, justamente através de métodos pouco gloriosos. E um deles teria sido aguentar a humilhação como nenhum outro e dissimular com toda a sua lábia e sua astúcia.
Falha grave, uma vez que influenciou todo o andamento do jogo.
- 9%
5. Agora o último tópico da tua interpretação: quando o teu Afrodite fala sobre a beleza, eu acho que ele fala de uma forma um tanto vazia. Pra começar, essa ligação do Afro fica um tanto superficial, na medida em que ele não se espanta em nenhum instante com a feiúra do inferno ou de qualquer acomodação dos espectros, ou mesmo com alguma feiúra que tenha visto em sua não-vida. Outros momentos deixam a desejar, como por exemplo...
"A verdadeira beleza fazia-se mais bonita ao lado de Athena e seus companheiros de guerra."
Isso soa tão maricas na boca do Afrodite... Ele jamais viria uma beleza suprema em lutar ao lado de seus companheiros e de Athena. Na real, acredito que ele até possa enxergar beleza nisso, mas não é exatamente em lutar. Ele pode enxergar a beleza na própria morte, coroada pela humilhação e pelas pétalas queimadas das suas rosas; ele pode enxergar a beleza em estar sozinho entre os doze cavaleiros, sustentando suas crenças e seus próprios métodos de se fazer justiça contra os demais companheiros. Sei lá. O que eu quero dizer é que essa frase mostra bem como está definida a relação da beleza com o teu pisciano: ela não está bem definida. Sobre isso, tu podia ter falado mais. Considerei uma falha média, pois tu não esquece de colocar a palavra "beleza" no teu jogo.
-7%
.
.
.
Combate: 13%
No combate tu foi relativamente melhor. Foi melhor porque se limitou aos poderes do teu personagem e tal, foi audacioso e corajoso como se esperaria de um cavaleiro (embora tenha feito minhas ressalvas na parte interpretativa), aceito os danos, não quis pagar de foda-todo-poderoso, o que é uma atitude madura e louvável. Também não errou, em nenhum momento, por algum meta-jogo (que eu tenha notado). A propósito: não considerarei nada do combate entre ele e Mu, presente no prólogo.
Utilizou a fragrância das rosas, inicialmente, para tentar submeter Pandora no caminho a Giudecca. Eu gostei dessa tentativa. Acerto médio:
+5%
Logo depois, fez um golpe com a famosa Rosa Branca, colocando o Afrodite numa heróica situação de tudo ou nada. Por ter tentado descrever tão bem a cena e, logo em seguida, ter descrito toda a decepção e toda a ruína que parecia desabar sobre Afrodite, vou te dar o máximo de pontos que poderia dar para um Acerto médio.
+8%
.
.
.
Inovação: 0%
Não fizeste nenhuma inovação, porquanto preferiu limitar-se ao que já é sabido, por fora, da personagem do anime.
.
.
.
Estética: 7%
Acho que a letra poderia ser um pouquinho maior, mas não vou descontar por isso. Apenas digo que teria sido um pouco melhor de se ler.
Misturar screens da saga de Hades e da saga das doze casas não ficou legal. Descontarei alguma coisa:
-3%
As cores estão de acordo. Nada mais a acrescentar.
Pandora - Panzita
Interpretação: 38%
1. Interpretou muito bem a Pandora, passando uma forte imagem de desprezo, de frieza, de segurança, de convicção. Ficou sinistrinha, e eu gostei do uso que fez de certas palavras para concorrer a essa atmosfera no teu jogo. Muito bom, realmente! Também soube escrever um texto de forma organizada, expressando com certa facilidade as idéias que tensionava comunicar.
Eu só devo dizer que... teu primeiro bloco narrativo me pareceu meu aéreo. Eu não entendi muito bem, pra ser franco:
"Por um segundo, seus dedos vacilaram numa nota. Por quê? Por que haviam mentido para ela? Para seu senhor tão bondoso? Teria de ser mais rígida com seus juízes, puni-los talvez por seu erro, seu capricho. Contudo, naquele instante, deveria se preparar. Alguém se aproximava. Não precisou abrir seus olhos para adivinhar que o que estava ali era muito mais audacioso que um simplório espectro. "
Eu realmente não entendi isso. Porque ela deveria ser mais rígida? Quem mentiu? Porque? Me pareceu aéreo. Talvez remetência a algum episódio da saga? Talvez, mas não ficou explicitado, não ficou bem colocado, principalmente porque é o primeiro bloco narrativo do teu jogo inteiro. Ele deveria ser esclarecedor da situação de Pandora. Uma falha que considerei leve e da qual irei descontar.
- 3%
2. Este, creio, é o segundo e último "erro" que considerei como erro no teu jogo. Talvez os demais jogadores reclamem e tal, mas vou explicar o meu ponto:
_ Espero realmente que não envolva traições. Sei que estou aqui apenas representando meu irmão e toda sua força, mas ainda sim estou abençoada com a gratidão de outras grandes divindades.
É ÓBVIO que os cavaleiros ressucitados por Hades pertenceram a Athena, a grande inimiga na Guerra, e que se deve desconfiar deles o tempo inteiro (tanto é que mandaram todos aqueles espectros para vigiar o Saga, o Shura e o Camus de perto). Entretanto, eu não achei legal essa colocação. Ela é meio injusta, já que todos nós sabemos muito bem qualé a moral de todo o teatrinho dos ex-cavaleiros de ouro, todos nós que acompanhamos o desenrolar da trama. Acho que a Pandora ainda não teria nenhum motivo para pensar ou mesmo dar mostras de que desconfia de algo tão pesado ou algo tão merecedor de atenção como uma traição. Todos os homens sob o comando de Hades devem ser absolutamente fiéis ao seu senhor. Se a Pandora desconfia de alguma coisa, isso é certo que si, mas aqui pareceu que ela sabe muito mais do que deveria, ou tem uma certeza mais forte disso do que precisava. Porque teria pensado primeiro em traição, afinal? Falha média.
- 6%
No mais, teu jogo foi impecável como Pandora. Acho que posso dizer isso com muita certeza, pois durante todas as tuas falas, pensamentos, narrativas... eu vi a Pandora. Ela estava ali. Soube criar falas condizentes, atitudes condizentes e a conduzir o jogo no ritmo narrativo de uma Pandora. Parabéns!
.
.
.
Combate: 18%
Não aconteceu nenhum combate explícito entre os dois, mas devo dizer que mesmo neste quesito a Pandora se saiu melhor. Vamos às pontuações.
1. A primeira coisa a ser pontuada é o uso do seu cosmos para imputar dor ao cavaleiro de Peixes. A razão disso foi mais interpretativa do que qualquer coisa, e ao longo dessa "forma de ataque" houve falas e uma dose bastante cavalar de intimidação.
+7%
2. Em seguida, conduziu o cavaleiro de Peixes a uma brilhante armadilha: fez com que ele pensasse estar na presença do imperador Hades, apenas para saber quais eram suas reais motivações e, também, para descobrir que informações trazia, e se alguma coisa trazia, a Hades. Apesar de já ter apontado uma desconfiança em relação a traições que achei meio "demasiada" e bem confirmada demais, não achei nem um pouco forçada essa cena, pois, assim como narrara, ela "já havia visto esta cena outras vezes". Novamente, um movimento bastante interpretativo e esperto da tua parte. Um grande acerto!
+9%
3. Deixei por último um movimento de Pandora que achei bastante pertinente colocar aqui: não se esqueceu, por nenhum momento, do tridente que ela utiliza para se proteger. Realmente, demonstrou cautela. Um acerto leve.
+2%
.
.
.
Inovação: 0%
Não houve inovações, posto que a Pandora retratada é uma perfeita Pandora do anime, com todos os seus trejeitos.
.
.
.
Estética: 10%
Como não descontei do Afrodite pelo tamanho da letra, não o farei com Pandora.
As cores condizem e todas as screens parecem bem editadas e estão muito bem colocadas ao longo do jogo, principalmente naquele momento em que ela está tocando harpa. As screens reproduzem um movimento muito agradável das mãos dela no instrumento.
Portanto, declaro PANDORA (Panzita) a vencedora deste duelo!
Afrodite
Acredito que tu perdeu a luta cometendo alguns erros que, algumas vezes, as personagens cometeriam na história do anime. Minha explicação para isso é muito simples: o Kurumada é muito burro. Ele faria o Afrodite ou o Saga cair em uma armadilha simples ou tomar uma atitude improvável, apenas para fazer a história andar nos trilhos. Não estou te chamando de burro, nem um pouco. Vi que tentou interpretar o Afrodite mais condizente possível, e em grande parte do jogo conseguiu! Só que... o Afrodite é um personagem que tem muito a mostrar, o que o torna uma personalidade difícil de se passar apenas com o que aparece no anime. Tu poderia ter tentado definir melhor esse lance da "beleza" e ter sido menos "canastrão" e menos impaciente com o teu Afrodite. Tentar dar um ar de maior elegância. Não ter medo de ser viadinho (hahaha, zoei. Liga não, cara. ;*). E, sem esquecer, tentar usar mais pontos finais e menos vírgulas. Algumas vezes tuas frases se alongam por muitas idéias quando, na verdade 1 frase -> 1 idéia. Lembrar disso: ajuda na hora de lerem o que você escreve.